quarta-feira, 27 de maio de 2009

// Ruídos estranhos na Frequência!

Bom, como eu disse no post anterior, instalei a Estação Jaguar provisoriamente em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Operando radiobase nas frequências de 25 a 28MHz em modulação CW, FM, AM, SSB-SC e USB-SC com potência de 25W RMS.

Sobre o primeiro QSO, eu esqueci de mencionar no post anterior, este foi em cima do telhado. Sim, no telhado mesmo, com rádio e tudo! Tive um longo QSO local entre as 18:30 e as 20:00. Depois iniciei uma varredura espectral em toda a faixa com um analizador de espectro Spectrogram16 e identifiquei vários ruídos “estranhos” que vou mostrar aqui.

13FLSB

Espectrograma 1: Canal 13, banda Fox, modulação em LSB.

Este mostra uma onda portadora bem distinta (traço mais forte, amarelado) que oscila de forma contrária em frequência a mais duas ondas derivadas, possivelmente na raia superior (USB) que parecem ser harmônicos. Procedência desconhecida.

--

26DUSB

Espectrograma 2: Canal 26, banda Delta, modulação em USB.

Aqui temos o que parece ser uma transmissão digital, com uma portadora bem nítida no centro e dois grupos de harmônicas (ou talvez raias laterais desejáveis) carregando algum tipo de informação digital. Procedência desconhecida.

--

RELOGIO-23DCW

Espectrograma 3: Canal 23, banda Delta, modulação CW.

Este é o mais curioso, na minha opinião. As linhas verticais são breves sinais sonoros de alta frequência, mas note algo curioso: elas estão sincronizadas exatamente com os segundos de um relógio qualquer (observe os carimbos de tempo na parte inferior). É claramente óbvio que os sinais são provenientes de pulsos de sincronismo de algum tipo de relógio (seja um simples relógio ou um equipamento eletrônico que necessite de referência de tempo). O mais interessante é que esse sinal, ha poucos minutos atrás (e cerca de 1 hora sendo monitorado) se modificou, emitindo apenas um sinal contínuo exatamente na linha formada pelas partes amareladas do espectrograma, e sem nenhuma referência de tempo. Esse sinal contínuo teve uma duração de aprox. 3 segundos, emitiu pulsos rápidos e breves por mais 2 segundos e retornou ao que está representado na imagem acima. Será que um relógio emitiria um sinal tão forte e estreito (em largura de banda)? É um real mistério. Continuarei monitorando.

--

Bom, é isso por hoje pessoal. Um abraço;

Over\\

Um comentário:

Sarah Witch disse...

Eu definitivamente estou com medo dessas coisas xS