quinta-feira, 28 de maio de 2009

// Estação Vestris (Jaguar) PX3P-1705

estacaovestris_px3p1705

 

Over\\

// Break, Break, Break, Break!

Mais um dia de longos QSOs contrastando com o frio de 12°C OAT que chegou a requerer pré-aquecimento do transceptor!

Aprox. 18:00 fui contestado aos bips pelo colega e amigo Marcos (Estação Embratel), mas não permaneci por muito tempo oscilando cristais na malha etérea por motivos maiores, retornando apenas as 20:00 para prosseguir o QSO quando o colega Tio Patinhas (Estação Tio Patinhas) nos deu o ar da graça. Há muito tempo que eu não falava com o nobre.

 

 

tiopatinhas

Espectrograma 1: Tio Patinhas chegando +30dB no canal 13, banda Delta, modulação AM (grupamento Ponche Verde).

 

O QSO permaneceu até por volta das 21:30 quando elevei a frequência dos cristais para 27.245 kHz e acreditem, o “sinal relógio” estava lá! (falamos dele depois)

Depois fui ouvir o 4 E USB e tive uma surpresa, ouvi um chamado de Porto Rico!

 

puertorico4eusb

Espectrograma 2: Porto Rico chegando no canal 4, banda Echo, modulação USB.

 

Ok. Sobre o “sinal relógio”, ele permaneceu durante o dia inteiro e permanece até agora. No post anterior eu mencionei que ele, em dado momento, perdeu a referência de tempo e emitiu apenas um tom monofônico de aprox. 3 segundos? Pois bem, ocorreu de novo e eu capturei!

 

clocksignal

Espectrograma 3: “Sinal Relógio”, canal 26, banda Delta, modulação USB.

 

Notem que a linha contínua de 2kHz depois retorna ao “padrão” do post anterior, emitindo um breve pulso a cada segundo. A procedência desse estranho sinal ainda é para mim uma incógnita. Vou manter os equipamentos operando e vou tentar descobrir a origem do sinal.

 

No próximo post: fotografia da Estação Vestris, operada por mim (Estação Jaguar em Dom Pedrito, RS)

 

Over\\

// Notícias do misterioso “sinal-relógio”

Eu não faço a menor idéia do que possa ser esse sinal, mas está claro que não é nenhum eletrônico dentro da minha casa, pelo menos. São 14:10 e o sinal permanece. Permaneceu a noite inteira, sem nenhuma interrupção e agora se tornou um pouco mais claro durante o dia. Um novo espectrograma, de poucos minutos atrás:

 

26 10DLSB_2dias

Espectrograma 1: Canal 23+10KHz, banda Delta, modulação USB (presente tambem no espectro LSB e CW).

 

Realmente eu não sei o que é esse troço.

 

Over\\

quarta-feira, 27 de maio de 2009

// Ruídos estranhos na Frequência!

Bom, como eu disse no post anterior, instalei a Estação Jaguar provisoriamente em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Operando radiobase nas frequências de 25 a 28MHz em modulação CW, FM, AM, SSB-SC e USB-SC com potência de 25W RMS.

Sobre o primeiro QSO, eu esqueci de mencionar no post anterior, este foi em cima do telhado. Sim, no telhado mesmo, com rádio e tudo! Tive um longo QSO local entre as 18:30 e as 20:00. Depois iniciei uma varredura espectral em toda a faixa com um analizador de espectro Spectrogram16 e identifiquei vários ruídos “estranhos” que vou mostrar aqui.

13FLSB

Espectrograma 1: Canal 13, banda Fox, modulação em LSB.

Este mostra uma onda portadora bem distinta (traço mais forte, amarelado) que oscila de forma contrária em frequência a mais duas ondas derivadas, possivelmente na raia superior (USB) que parecem ser harmônicos. Procedência desconhecida.

--

26DUSB

Espectrograma 2: Canal 26, banda Delta, modulação em USB.

Aqui temos o que parece ser uma transmissão digital, com uma portadora bem nítida no centro e dois grupos de harmônicas (ou talvez raias laterais desejáveis) carregando algum tipo de informação digital. Procedência desconhecida.

--

RELOGIO-23DCW

Espectrograma 3: Canal 23, banda Delta, modulação CW.

Este é o mais curioso, na minha opinião. As linhas verticais são breves sinais sonoros de alta frequência, mas note algo curioso: elas estão sincronizadas exatamente com os segundos de um relógio qualquer (observe os carimbos de tempo na parte inferior). É claramente óbvio que os sinais são provenientes de pulsos de sincronismo de algum tipo de relógio (seja um simples relógio ou um equipamento eletrônico que necessite de referência de tempo). O mais interessante é que esse sinal, ha poucos minutos atrás (e cerca de 1 hora sendo monitorado) se modificou, emitindo apenas um sinal contínuo exatamente na linha formada pelas partes amareladas do espectrograma, e sem nenhuma referência de tempo. Esse sinal contínuo teve uma duração de aprox. 3 segundos, emitiu pulsos rápidos e breves por mais 2 segundos e retornou ao que está representado na imagem acima. Será que um relógio emitiria um sinal tão forte e estreito (em largura de banda)? É um real mistério. Continuarei monitorando.

--

Bom, é isso por hoje pessoal. Um abraço;

Over\\

// PX3P1705 on the air!

Hey people! Retornando com o K’sRL!

Muita coisa nova, muita coisa velha… Mas vamos começar pelo princípio:

Saí de Santa Maria - RS e fui morar em Alegrete – RS. Uma bela cidade… Pra quem gosta de “gauchismos”, não é o meu caso. Por isso abandonei o “antro do gauderismo” e retornei para a minha terra natal, Dom Pedrito – RS. Cidade extremamente monótona, gente monótona, lugares monótonos. Mas é melhor que Alegrete.

Noivei! Agora sou noivo da Sarah, e ela vai morar comigo em Santa Maria em 2010! Ah sim, eu vou voltar para Santa Maria ainda em Junho.

Hoje instalei provisoriamente a minha estação de radiocomunicação e já tive um longo QSO (conversa) com os colegas locais Marcos (Estação Embratel), Jorge (Estação Fora da Lei) e Estação Colorado QTH rural. Copiei tambem o saudoso Guto (Estação Cabelo, QTH rural) mas, como disse o Marcos, ele preferiu ficar à beira da lareira “corujando” os macanudos. Captei vários sinais estranhos na faixa dos 27MHz, mas isso é um assunto para o próximo post, que vou escrever agora mesmo. Apenas para não misturar assuntos.

Até daqui a pouco!

Over\\