Mais um dia de longos QSOs contrastando com o frio de 12°C OAT que chegou a requerer pré-aquecimento do transceptor!
Aprox. 18:00 fui contestado aos bips pelo colega e amigo Marcos (Estação Embratel), mas não permaneci por muito tempo oscilando cristais na malha etérea por motivos maiores, retornando apenas as 20:00 para prosseguir o QSO quando o colega Tio Patinhas (Estação Tio Patinhas) nos deu o ar da graça. Há muito tempo que eu não falava com o nobre.
Espectrograma 1: Tio Patinhas chegando +30dB no canal 13, banda Delta, modulação AM (grupamento Ponche Verde).
O QSO permaneceu até por volta das 21:30 quando elevei a frequência dos cristais para 27.245 kHz e acreditem, o “sinal relógio” estava lá! (falamos dele depois)
Depois fui ouvir o 4 E USB e tive uma surpresa, ouvi um chamado de Porto Rico!
Espectrograma 2: Porto Rico chegando no canal 4, banda Echo, modulação USB.
Ok. Sobre o “sinal relógio”, ele permaneceu durante o dia inteiro e permanece até agora. No post anterior eu mencionei que ele, em dado momento, perdeu a referência de tempo e emitiu apenas um tom monofônico de aprox. 3 segundos? Pois bem, ocorreu de novo e eu capturei!
Espectrograma 3: “Sinal Relógio”, canal 26, banda Delta, modulação USB.
Notem que a linha contínua de 2kHz depois retorna ao “padrão” do post anterior, emitindo um breve pulso a cada segundo. A procedência desse estranho sinal ainda é para mim uma incógnita. Vou manter os equipamentos operando e vou tentar descobrir a origem do sinal.
No próximo post: fotografia da Estação Vestris, operada por mim (Estação Jaguar em Dom Pedrito, RS)
Over\\

Um comentário:
um dia eu entendo o que tu quer dizer com isso '-'
Postar um comentário