segunda-feira, 1 de junho de 2009

// Tipos de modulação para a faixa dos 11 metros (f=27MHz)

Dentro da faixa dos 27MHz (também chamada de “faixa dos 11 metros”) temos 5 tipos de modulação. Mas antes de entender esses 5 tipos, vamos entender o que diabos é “modulação”:

Modulação, em transmissão de sinais de rádio, é a técnica usada para “injetar” a informação (neste caso a voz do operador)dentro de uma onda chamada “portadora” (em alguns casos que veremos depois). Ela tem esse nome pelo motivo dela ser a “portadora do sinal (de voz)”, ela carrega o sinal pelo “éter” (apelido carinhoso do ar).

Ok, aprendemos o que é modulação. Agora vamos aprender quais diabos são os 5 tipos presentes na faixa dos 27MHz para transmissão de voz.

São eles, a saber: CW, FM, AM, USB e LSB.

1. CW: Sigla americana para “continuous wave” ou “onda contínua”.

Neste tipo de modulação não é utilizada a voz para comunicação, é um modo binário (admite 2 estados: ligado e desligado, 1 e zero, on e off. como quiser). É utilizada para transmissão em código morse.

No CW é gerada uma onda portadora modulada com um sinal de áudio fixo (geralmente 440Hz), que é apenas ligada e desligada de acordo com a informação enviada.

2. FM: Sigla para “frequência modulada”.

No FM é gerada uma portadora de amplitude constante, mas sua frequência varia conforme o sinal modulante (a voz, no caso).

Uma vantagem do FM é a qualidade de áudio, e uma desvantagem é que os circuitos moduladores são mais complicados e sensíveis.

3. AM(-DSB): Sigla para “amplitude modulada (- dupla banda lateral)”.

Em AM a portadora possui frequência constante, mas sua amplitude é variável de acordo com o sinal modulante (novamente a voz, no nosso caso).

Vantagem: circuitos mais simples (o receptor, por exemplo, pode ser feito até por uma criança).

Desvantagem: menor qualidade de áudio.

ma3515

Em AM o sinal transmitido se chama envelope e é composto das 3 componentes somadas.

4. (AM-)SSB(-SC): sigla para “(amplitude modulada -) banda lateral única (- portadora suprimida)”.

Compreende os modos USB e LSB. É um tipo de modulação mais complicado, onde a portadora é suprimida e sobram apenas as raias laterais (que carregam o sinal de voz), cada uma com 25% da potência total do sinal primário (os outros 50% são da portadora).

ma3515

Em SSB o envelope não existe. É apenas transmitida uma das raias laterais.

4.1 – USB: Sigla para “banda lateral superior”: a raia inferior é suprimida junto com a portadora. Assim a banda superior adquire 100% de potência no estágio de amplificação final.

4.2 – LSB: Sigla para “banda lateral superior”: igual ao modo USB, mas ao invés da raia superior, o que sobra é a inferior.

Os modos USB e LSB não se interconectam, ou seja, um transmissor operando em USB não pode se comunicar com um receptor operando em LSB.

Já o receptor precisa ser bem mais elaborado para detectar sinais SSB. É necessário recriar a portadora e a raia oposta que foram suprimidos no transmissor. Para isso é criada uma portadora na frequência de origem e a raia existente é “espelhada” do outro lado da portadora. A partir daí entra em operação o mesmo detector usado em AM comum (AM-DSB)

Ok. Vimos os 5 tipos! Agora vamos ver exemplos de transmissões AM e SSB em espectrograma:

am-dsb-duplex

Espectrograma 1: comunicações em AM.

Note no espectrograma acima a primeira linha reta, ela é a portadora do sinal. Acima e abaixo dela existem as duas raias, a superior e a inferior idênticas, mas invertidas uma à outra. Essas raias são o sinal de áudio da voz do operador.

Ao final da transmissão se observa outro conjunto portadora-raias em uma frequência ligeiramente inferior. Esta é a resposta do outro operador.

ch9dam-propalta

Espectrograma 2: Vários operadores falando no mesmo canal.

Note que existem várias portadoras presentes no espectro (canal 9, Delta) e algumas delas acompanhadas de raias laterais (indicando que são sinais em AM). As outras que não possuem aparentemente raias laterais estão muito distantes e apenas a portadora pode ser “ouvida”.

usb

Espectrograma 3: Sinal USB.

Este mostra um sinal USB (ignore as portadoras, são de outras fontes). Note que apenas existe a raia superior, caracterizando uma transmissão em banda lateral superior.

Ok, é isso por hoje pessoal. Espero que isto ajude os interessados a entenderem melhor o funcionamento do transceptor de rádio.

Em breve falaremos sobre propagação.

Over\\

6 comentários:

Sarah Witch disse...

Quando sai a propagação??? To curiosa já!

Sarah Witch disse...

sobre nossos amores presentes. ( *_* )
chato! foi o que aconteceu tipo: "aaai se lembra do fulano que tu pegou aquela vez??? *cara de nojo*" "bah, mas e tu que ficou com o ciclano naquela boate"

KäJ disse...

A propagação aparece pra por volta de Outubro desse ano na faixa dos 11 metros. Depende dos ventos solares (;

Sarah Witch disse...

¬¬' inha

Sarah Witch disse...

aushaushaush Tadinho amooor! Mas depois tu faz com mais tempo e pá (; Ah sim amor, ninguem mandou tu rir daquela minha planilha que eu tive que fazer tudo de novo ;p Te amooo baby!

Unknown disse...

cara, vc deu um baita Copy Paste ou eu tenho muuuito medo de ti

O.O ~~~~ bizaaaaaarro